Telefone: (11) 5524-1319 ou (11) 5548-9757

O atendimento odontológi­co não está restrito somente à consulta ou procedimento realizado pelo cirurgião dentista (CD), delegar tarefas ao auxiliar faz com que atividades clínicas e administrativas sejam desenvolvidas de forma mais eficaz e com maior e melhor aproveitamento do tempo.
A regulamentação da profissão ASB (Auxiliar em Saúde Bucal) oficializou uma serie de funções e atribuições visando um tratamento em equipe com otimização de tempo, biossegurança e organização administrativa. Muitos CDs desconhecem a relação custo/beneficio do trabalho em equipe.

Para que o exercício profissional do ASB ocorra legalmente, este devera realizar um curso de capacitação profissional e depois de concluído estar inscrito no Conselho Regional de Odontologia (CRO), havendo assim a garantia de respaldo legal para a prática de suas atribuições. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, instituídos pela Lei 4.324 de 14/04/1964, têm por finalidade a supervisão da ética profissional em toda a República, cabendo-lhes zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente (Manual do TSB e ASB CROSP/ dez.2015).

Com a aprovação da Lei do exercício profissional houve alteração da nomenclatura de Auxiliar em Consultório Dentário (ACD) para Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), por meio da Resolução CFO-085/2009 aprovada em 30 de janeiro de 2009 que veio a confirmar a Lei 11.889 de 24/12/2008.

Visando um melhor aproveitamento do trabalho em equipe, e assim desfrutar dos benefícios que um ASB atualizado pode proporcionar para o desenvolvimento na pratica clinica, o CD deve estar atento às mudanças previstas em lei e incentivar a equipe auxiliar para estar sempre atualizada e capacitada profissionalmente.

A APCD Regional Santo Amaro dispõe de Cursos de Capacitação para equipe auxiliar (ASB) regulamentados pelo CRO, visando os benefícios do trabalho em equipe.

Fonte: APCD – Santo Amaro