Telefone: (11) 5524-1319 ou (11) 5548-9757

Cuidar da saúde bucal de crianças não é uma tarefa fácil. O profissional que opta por este segmento deve ter em mente que o trabalho requer muita paciência, carinho e ludicidade, afinal, o consultório do dentista é um ambiente novo, e por vezes, assustador para a maior parte das crianças, ainda mais se elas já passaram por alguma situação de dor ou desconforto anteriormente.

Para facilitar o trabalho do dentista e tornar o ambiente mais agradável para as crianças, e para os pais também, afinal eles ficam apreensivos com o comportamento do filho, há inúmeros recursos que podem ser utilizados para envolver os pequenos no tratamento e para que ele ocorra sem estresse.

Confira as dicas de uma odontopediatra: 

Contação de histórias
As histórias despertam a curiosidade e a atenção das crianças, fazendo com que elas estabeleçam vínculos de comunicação.

Você pode inventar contos ou usar aqueles tradicionalmente conhecidos. O importante é envolver a criança nos acontecimentos, fazendo com que ela adivinhe o próximo passo ou conte, ela mesma, uma história.

É interessante aproveitar esse momento para fazer orientações, tais como explicar aos pequenos a importância da higiene bucal.

Pinturas e desenhos
Há lojas na internet com material específico, você pode ainda baixar desenhos na internet e deixar disponíveis para os seus mini pacientes ao início ou final da consulta.

Músicas
Além de divertir as crianças, as músicas e cantigas promovem relaxamento, o que é ótimo para aliviar a tensão que a visita ao consultório odontológico pode causar. Escolha cantigas de roda para cantar com os pequenos pacientes ou use um equipamento de som para animar o ambiente.

Fantoches
Explicar como as cáries são formadas ou ensinar técnicas de escovação são algumas das possibilidades que as brincadeiras com bonecos ou fantoches oferecem. Ao simularem essas ações, as crianças conhecerão melhor a experiência de ir ao dentista, o que faz com que elas sintam-se seguras e acolhidas no consultório odontológico.

Há ainda jalecos coloridos e toucas com bichinhos que podem ser uma boa forma de prender a atenção da criança enquanto está deitada na cadeira do consultório.

Use sua criatividade e boa consulta!

Fonte: Coifeodonto