Telefone: (11) 5524-1319 ou (11) 5548-9757

Cerca de 16 mil pessoas irão participar, no próximo ano, da maior pesquisa sobre a saúde do brasileiro.Pesquisadores do IBGE serão treinados para medir a pressão arterial do entrevistado, que, depois, deverá responder um questionário informando se bebe, fuma, se pratica atividade física e se já teve alguma doença.

Além de responderem as perguntas, os entrevistados terão coletadas amostras de sangue e urina pra fazer alguns exames que vão indicar como anda a saúde do brasileiro e as doenças crônicas de cada família. Os exames de laboratório vão revelar se a pessoa tem anemia, colesterol alto, diabetes e se está consumindo muito sal. Caso seja constatada alguma doença, os entrevistados receberão uma visita de um agente do SUS, que os orientarão sobre como resolver o problema de saúde.

A pesquisa servirá como base importante para tomada de decisões sobre políticas de saúde, pois vai ser uma radiografia detalhada da situação de saúde dos brasileiros. Chamado de Pesquisa Nacional de Saúde, o estudo representa parte de um plano para combater doenças crônicas não-transmissíveis, responsáveis por 72% das mortes no país, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão visitadas 80 mil casas em 1,6 mil municípios. A previsão é que o resultado da pesquisa seja divulgado até o início de 2014.

Fonte: G1